sábado, 27 de outubro de 2007

Feliz Halloween! Se você tem coragem....

Mas você tá se perguntando: "De onde vem o Helloween?"
E eu vou tentar responder...
Ela existe há mais de 2000 anos atrás, a região onde atualmente ficam França e do Reino Unido era habitada pela sociedade Celta.

No seu calendário, o dia 1º de novembro era o primeiro do ano. Por isso, na véspera, era celebrado o ritual mais importante de todos, chamado Samhein, que cultuava os mortos e os antepassados com uma fogueira e sacrifícios animais ou mesmo humanos (coisa comum na época).

Os celtas não acreditavam em coisas como céu e inferno que nem os cristãos fazem. Para eles, o cara que morria simplesmente passava para uma nova etapa em um lugar chamado Tir Nan Og. Na noite de 31 de outubro, uma espécie de portal entre os mortos e os vivos se abria, e quem já tinha batido as botas dava uma voltinha pela Terra de novo.

Para os vivos não serem reconhecidos pelos mortos, os celtas usavam máscaras durante essa festividade – daí teria surgido o costume de se usar fantasias. Mas é claro que eles não se fantasiavam de vampiros, bruxas e múmias – isso veio com o tempo, bem depois.

Na cultura celta, não havia demônios ou diabo, mas eles acreditavam em algo como espíritos. Acontece que alguns desses espíritos eram do mal e se irritavam de ter que dividir o precioso mundo com os humanos, esses mortais. E na noite de 31 de outubro os espíritos perambulavam por aí livres e soltos.

Os espíritos praticavam o que hoje chamamos de travessuras com as pessoas: faziam-nas se perderem ou aprisioná-las no reduto dos espíritos. Como uma forma de precaução, as pessoas deixavam presentes para esses espíritos, principalmente comida, em frente às suas casas. Essa seria a origem da brincadeira “doces ou travessuras”.

E as abóboras?!?!?

Aquela abóbora com uma carinha macabra e uma vela acesa dentro de si tem nome: Jack o’ Lantern (Jack da Lanterna). E tem também uma lenda, originária da Irlanda e que vem depois da época dos celtas.

Stingy Jack era um homem velho que enganava e sacaneava todo mundo, até mesmo o diabo. Um dia, conseguiu enganar o diabo e aprisionou-o com cruzes e fez satanás prometer que não o colocaria no inferno antes de soltar o demo.

Quando morreu e foi à entrada do céu Jack foi proibido de entrar por ter levado uma vida ordinária e inútil. Foi para o inferno e o Diabo não o aceitou. O que aconteceu? Jack ficou perdido, vagando na escuridão entre céu e inferno. Pediu uma luz ao demônio, que lhe deu uma brasa em chamas que não se apagaria jamais.

Como era muito quente para segurar nas mãos, Jack colocou a brasa dentro de um nabo, uma de suas comidas preferidas e que sempre procurava carregar consigo. Após vagar para lá e para cá, Jack voltou ao mundo dos vivos, mas agora sem um corpo. Assim, ele passou a vagar para lá e para cá com seu nabo iluminado.

Então as pessoas passaram a colocar velas dentro de nabos em frente à suas casas para indicar que Jack não era bem-vindo. Com o passar dos anos, percebeu-se que a abóbora era maior e mais fácil de esculpir e passou-se a usá-la no lugar do nabo.

O nome Halloween tem um dedo da igreja católica. Na época medieval, foi determinado que 1º de novembro seria o Dia de Todos os Santos. Em inglês, é chamado de “All Saint Day” ou “All Hallows Day” (hallow quer dizer santo, sagrado). E a noite do dia 31 de outubro para o 1º de novembro seria a véspera, que em inglês é “eve”.

Aí é só montar o quebra-cabeça: “All Hallows Day eve”, passa um tempo e vira “Hallows eve” e, com mais uns séculos, temos o glorioso Halloween!

Entedeu?
Vamos ao ritual para o dia!
O meu particular é:
Escreva em um pedaço de papel tudo que você quer ganhar em um ano (como é o 1° dia do ano mágico, seria o que você quer ganhar nesse ano!). Quando for meia noite do dia 30 você pega sua lista com uma vela laranja e vá em um lugar que dê para ver a lua ou pelo menos o céu (dá que tá chevendo?). Acenda a vela e leia sua lista em voz baixa oferecendo aos mestres. Ponha fogo na lista com a ponta da vela e as cinzas da lista assopre para o ar! Pronto seus pedidos foram enviados para o astral!
Uma boa festa para você!
E doces e travessuras para todos!

Top Músicas - Scraps Musicais!

[b]

[red]Mais de 1.000.000 de músicas para ORKUT >> Clique aqui <<

[/red][/b]

Nenhum comentário: