quinta-feira, 3 de maio de 2012

"A maior banda de rock do Brasil"...


Ouvir a MTV falar a seguinte frase "A maior banda de rock do Brasil" me fez escrever esse texto. Porque em que medidas a MTV calculou que a Legião Urbana é a maior banda de rock no Brasil?
Por quantidade de integrantes é que não seria já que o Titãs já teve 9 integrantes, e nem por quantidade de discos vendidos já que o RPM é a banda de rock com um disco mais vendido, depois vem os Mamonas Assassinas se não me engano. 
Com mais fãs? Infelizmente duvido que tenha mais fãs do que o Restart ou NX Zero...
Se for por fãs fiéis não teriam melhores dos que os da Pitty e da Fresno, há maiores devotos do que a seus fãs. Vejam as votações on line!
Usaram critérios de história do rock nacional? Se for por história do rock teremos que falar de Erasmo e Roberto.
Mas se for só os incríveis anos 80, temos que citar Paralamas do Sucesso, O terço, Capital Inicial, Nenhum de nós, Uns e outros, Kid Abelha, Ira!, Magazine, Metrô, Ultraje a rigor... Vímana!!! Que pra quem não sabe, como eu também não sabia até meu pai me contar, foi a banda formada por Lulu Santos, Lobão, Ritchie... (Veja: http://www.youtube.com/watch?v=xkfFyNATVfM&feature=related)
Qual foi o seu critério MTV?
Quem elegeu Legião Urbana como "A MAIOR BANDA DE ROCK DO BRASIL"? Críticos? Músicos? Onde e quando houve essa eleição?
O Brasil é maior que uma banda!
Citar uma banda apenas é hipocrisia.
Em um país onde tem Rita Lee como rainha do rock, dizer que Legião Urbana é melhor do que Mutantes é ridículo! Afinal como ela diria: "Quem é esse tal de Roque Enrow?"
Então aonde mediram isso?
Pelo Renato Russo? Mas o Barão Vermelho também teve um gênio compositor tão bom quanto! Ou o Cazuza não é um dos maiores compositores do Brasil?
Se for por opinião própria e se pedissem a minha, eu falaria que, "pra mim" a melhor banda de rock do Brasil é o CPM 22, e se pedissem uma segunda opinião logo falaria que era o Hateen. Mas isso é MINHA opinião pessoal. Você deve ter a sua. Mas lógico que se me pedissem uma opinião mais criteriosa eu diria: Depende de que critério que você quer que eu use. E sinceramente não seria o CPM 22, porque acho que nem eles votariam neles. MOTIVO: antes deles haviam outros em que eles se espelharam e amanhã haverá mais.
Então VOCÊ me diga: Como alguém pode dizer que é a maior banda do Brasil fulana ou ciclana se nesse país imenso tem centenas de bandas dignas de serem chamadas de "Grandes". Muitas estão na história da música e não há comparativos entre elas.
Talvez tenha sido marketing para o evento em tributo ao Legião Urbana, mas convenhamos vocês foram infelizes nesse comentário.
MTV bota essa porra pra funcionar! _ já dizia Caetano Veloso integrante de Secos e Molhados que de rock eles também entendiam.
Legião Urbana "é a maior banda" porque o Renato Russo morreu, mas se o Humberto Gessinger tivesse morrido Engenheiros do Hawai também seria. Certo?
Fica O MEU comentário. Deixe o seu comentário e façamos disso um diálogo.
Atenciosamente!